Notícias

Número de acidentes de trabalho tem leve queda no Brasil, mas ainda é alto
Acidente de trabalho: 70 mil Vítimas por ano
Evolução dos EPIs - Época de Ouro
A importância do Equipamento de Proteção Individual - EPI

Dicas

Proteção à Cabeça
Proteção Facial
Proteção Auditiva
NR10
Proteção Confortável

Receber Informativos

Lançamentos
Promoções

.


A importância do Equipamento de Proteção Individual - EPI


A popularização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) vem crescendo cada vez mais, à medida que trabalhadores, principalmente nos setores industriais, estão tendo a oportunidade de entrar em contato com eles no seu dia-a-dia.

Conforme a NR 06 (norma regulamentadora), EPI é todo e qualquer dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Sendo, a empresa, obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que, as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e para atender a situações de emergência.

Cabe ainda para a empresa, exigir o uso dos EPIs pelos seus funcionários durante a jornada de trabalho, realizar orientações e treinamentos sobre o uso adequado e a devida conservação, além de substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado.

Como em todas as relações empregador - empregado, os trabalhadores têm seus direitos e deveres, nessa situação não é diferente, sendo responsabilidade dos empregados, usar corretamente o EPI, e, apenas durante o trabalho, mantendo sempre em boas condições de uso e conservação.

Fonte: http://www.gruporenova.com.br/

 



RSS E-mail Print Comentar